Um Passeio por Luang Prabang

Por: A Capibaribe Neto – Nossas andanças pela Ásia, depois da primeira experiência, quando visitamos especificamente Singapura, foi Saigon, rebatizada como Ho Chi Minh City. A partir dali, os roteiros foram escolhidos olhando o mapa de toda a Ásia. Luang Prabang, ou Louangphrabang, que chamou-nos atenção, primeiro, pelo nome e depois, pelas imagens únicas, é uma cidade situada no centro norte de Laos, aproximadamente 425 quilômetros ao norte de Vientiane ou Vienciana, é a capital da província de Louangphrabang. A população atual da cidade é aproximadamente 22.000 pessoas. A cidade era anteriormente a capital de um reino do mesmo nome. A cidade é também património mundial segundo a UNESCO. O visto de entrada pode ser feito “ no arrival” – na chegada ao aeroporto.

A maioria das atrações da cidade está concentrada no chamado bairro antigo, muito próximas umas das outras, por sinal. Há duas ruas importantes e famosas localmente: a Sisavangvong e a Kingkitsarat, ambas supermovimentadas. É na Sisavangvong, por exemplo, onde acontece o Tak Bat, a “Cerimônia das Almas” ou de oferta de alimentos aos monges budistas, uma tradição em Luang Prabang. O dia começa muito cedo em Luang Prabang, antes mesmo dos primeiros raios de sol. E um dos pontos da cidade que costumam atrair muita gente, neste horário, é o vibrante Mercado Diurno, na famosa Sisavangvong Road. É grande, no lugar, a oferta de frutas frescas, verduras, carnes, além de ervas, especiarias e condimentos.

O Mercado Noturno é uma das atrações mais importantes de Luang Prabang. No famoso ponto turístico da cidade são vendidos muitos suvenires, roupas – como as famosas calças baggy -, acessórios, artesanato local, além de deliciosos petiscos e pratos da gastronomia local, em uma parte exclusivamente dedicada às delícias do país. Os preços das mercadorias costumam ser bons, mas pechinchar também é possível, já que todos os vendedores dominam pelo menos o básico da língua inglesa. Além disso, na seção de comidas há algumas barracas que trabalham no sistema de buffet (por pessoa, onde come-se à vontade), cujos preços costumam ser pequenininhos.
O Mercado Noturno funciona diariamente, das 17h às 22h, ao longo da rua Sisavangvong (que fica fechada só para pedestres). Mesmo que você não tenha a intenção de comprar, vale a pena explorar a área da atração para conhecer mais da cultura e dos costumes do Laos.

Não é à toa que Luang Prabang faz tanto sucesso entre os viajantes que se aventuram pelo sudeste asiático. Situada entre os rios Mekong e Khan, Luang Prabang é a cidade mais encantadora do Laos, resumindo de um jeito único a simpatia da população e a beleza do país. Do charme da antiga Indochina ao refinamento do seu passado real, a cidade, que carrega o título de patrimônio mundial da humanidade da UNESCO, é uma mistura das mais especiais que você pode encontrar por esses cantos da Ásia, entrando na maioria dos roteiros pela região.

Fotos:A Capibaribe Neto