Aníbal Gomes e Lucílvio Girão beneficiados por convocação de Zezinho e Mauro Filho.

Passada a frustração de deputados federais, estaduais e suplentes de ambos, após oficializada a composição do secretariado do governador Camilo Santana, agora, mesmo antes da posse dos novos parlamentares, no primeiro dia do mês de fevereiro próximo, são intensos os comentários de negociações para rodizio de licenças, principalmente na Assembleia Legislativa, para beneficiar de imediato o deputado Manoel Duca, por sinal, um dos parlamentares mais presentes na Assembleia.

Falam também no interesse da base aliada do governador em conseguir espaço para a deputada Gorete Pereira, a segunda suplente, mas ainda não há ambiente favorável para as tratativas sobre licença. O governador até tentou, dizem governistas, quando mandou sondar o deputado federal Antônio José (PP), para ser o Secretário das Cidades.

O segundo mandato do governador Camilo Santana, iniciado no último dia primeiro de janeiro, é o que registra o menor número de parlamentares no secretariado. Antes, eram entre três e quatro os deputados convocados para o Governo. Camilo só convocou agora o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT) e do deputado federal eleito Mauro Filho (PDT) para a composição de  seu secretariado, possibilitando, assim, que apenas dois veteranos permaneçam no Legislativo: Aníbal Gomes (DEM), na Câmara dos Deputados, e Lucílvio Girão (PP), na Assembleia Legislativa.

Aníbal Gomes recebeu 78.930 votos nas eleições de 2018, número insuficiente para garantir sua cadeira na Câmara, no entanto, deverá assumir como suplente na vaga deixada por Mauro Filho, que assume a Secretaria do Planejamento do novo governo de Camilo Santana. Mas Aníbal ainda deve enfrentar problemas com a Justiça logo no início do mandato. Considerado o operador do senador Renan Calheiros (MDB) no repasse ilegal de R$ 11,5 milhões, ele será julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro.

Já Lucílvio Girão seguirá na Assembleia Legislativa, mas agora como suplente do ainda presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PDT). O pedetista deixou a disputa pela reeleição no comando da Mesa Diretora para assumir a Secretaria das Cidades, em benefício do pepista. Luícilvio alcançou 42.955 votos em 2018, sendo o candidato a deputado estadual não eleito com mais votos.

Sem mandato, Gorete e Duca ficam na suplência.

Frustrados

Por outro lado, a decisão de Camilo de convocar apenas um parlamentar estadual e outro federal para compor seu secretariado frustou as intenções da deputada federal Gorete Pereira (PR) e do deputado estadual Manuel Duca (PDT). Ambos não conseguiram a reeleição nas urnas, mas esperavam assumir mandatos na Assembleia como suplentes. Gorete, que somou 62.089 votos, esperava a nomeação do deputado federal Antonio José Albuquerque (PP) para a secretaria das Cidades. Já Manuel Duca (42.437 votos) contava como certa a ida do deputado estadual Osmar Baquit para a pasta de Esportes.

Fotos: Assembleia Legislativa/Câmara dos Deputados – Divulgação