Empresas que investem com excelência em Educação foram premiadas ontem (24) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) com o Prêmio SESI SENAI de Educação, em solenidade na sede do SESI SENAI no bairro Parangaba, em Fortaleza, durante o Terceiro Congresso da Rede SESI SENAI Ceará.

A Esmaltec conquistou o primeiro lugar. Em segundo, ficou a Grendene e com a terceira locação ficou a Vicunha. Os prêmios foram entregues pelo diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez; e gerente de educação do SESI e SENAI, Sônia Parente. Vinte empresas participaram e 18 foram habilitadas para a segunda fase.

O projeto vencedor, da Esmaltec, “Programa de Estágio Supervisionado”, oferece aos colaboradores os conhecimentos práticos que ampliem a qualidade da sua mão de obra, mediante a realização de experiências técnicas e operacionais nas áreas de estudo. As ações do projeto contemplam a atuação do SESI com educação continuada e a do SENAI, por meio dos cursos de qualificação e técnicos.

Paulo André Holanda lembrou que a missão do SESI e SENAI é contribuir com o desenvolvimento da indústria e do país. “Estamos celebrando a Educação, o motor dos ganhos de competitividade para a indústria. É necessário valorizar e ter como guia essas empresas ganhadoras e as participantes também”, ressaltou. Veridiana Soárez disse que as ações diárias do SESI, bem como o Prêmio, derivam da vontade de transformar a Educação do Brasil para as próximas gerações. “O acesso à Educação é transformador e define o futuro seja qual for o início da trajetória de alguém. Por essa importância que damos à educação é que criamos o Prêmio e reconhecemos as empresas que têm trabalhado incansavelmente para isso e compartilham essa responsabilidade conosco”, analisou.

Educação em Rede

Durante os dias 24 e 25/1, as equipes de educação do SESI e SENAI participam do Terceiro Congresso da Rede SESI SENAI Ceará, no SESI SENAI Parangaba, com participação de 400 pessoas. O tema do evento é “Educação em Rede: Sujeitos, Contextos e Desafios da Prática Pedagógica”. Os profissionais do SESI e SENAI apresentaram cases, metodologias, práticas e oficinas sobre a atuação docente.

Para a gerente de Educação do SESI e SENAI, Sônia Parente, o evento destina-se a integrar, refletir e trocar experiências e aprendizados sobre educação. “Além da inserção da tecnologia, precisamos discutir o fazer pedagógico do dia a dia da sala de aula e as práticas docentes, além de desenvolver novas competências e metodologias com cooperação, colaboração”, explicou.

A atuação docente em mediação com uso da tecnologia foi o tema da rodada de conversa com mediação do gerente de inovação do Sistema FIEC, Pablo Padilha. Participaram o mestre em Educação e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e gerente de Ambiente Virtual de Aprendizagem da UECE, Igor Lima; a pedagoga do Instituto Federal do Ceará e doutora em Educação pela UFC, Ana Cláudia Uchoa; o pedagogo, mestre em Gestão e Auditoria Ambiental e assessor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Cimendo Apodi, Maurício Ferreira; e o graduado em Letras e Direito, assessor da Secretaria da Educação do Ceará e especialista pedagógico junto ao MEC e equipe de implantação do Tempo integral no Ceará, Jofrei Almeida Rocha.