Sarto defende as alianças políticas. Foto: Paulo Rocha/Assembleia Legislativa.

O deputado José Sarto (PDT) afirmou, nesta sexta-feira (11), que a composição da Mesa Diretora e a divisão das comissões da Casa deverão ser estabelecidas levando em consideração tanto o princípio da proporcionalidade quanto as alianças políticas. “O Regimento (Interno da Assembleia) não é só matemática, é uma conformação política”, declarou o pedetista, que citou como exemplo o deputado Renato Roseno (PSOL), cujo partido só tem um parlamentar na Casa, mas poderia comandar uma comissão.

Ele disse, ainda, que após confirmado no cargo, atuará para abrir a Casa para parcerias com universidades públicas e privadas. “Eu quero usar esses equipamentos para o bem público. Inclusive, se houver ociosidade de uso, usar com a academia, trazer para cá as universidades que precisam de espaço, porque isso aqui é público. Parcerias com universidades públicas e privadas na área de orçamento, por exemplo”, disse Sarto, que vê a abertura como uma oportunidade de qualificação para servidores e assessores.

Sarto afirmou também que a Assembleia deverá se aproximar dos Poderes Executivo e Judiciário no debate sobre a crise na segurança pública e no combate às facções criminosas. O pedetista disse ainda que a Comissão de Recesso da Casa poderá ser convocada, caso necessário, para tratar sobre os recentes ataques do crime organizado.

Acompanhe a declaração do deputado: