Governador Camilo Santana é empossado em cerimônia presidida pelo deputado Zezinho Albuquerque. Foto: Assembleia Legislativa/Divulgação.

A cerimônia de posse de Camilo Santana (PT) para seu segundo mandato como governador do Ceará, realizada na tarde desta terça-feira (1º) no plenário da Assembleia Legislativa, foi acompanhada de perto pelo alto escalão da política cearense. Entre os vários deputados, ex-deputados, secretários, prefeitos e ex-prefeitos, estiveram presentes na cerimônia o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o senador eleito Cid Gomes (PDT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).

Nesta terça-feira, todos os demais governadores eleitos em outubro passado, tomaram posse nos seus respectivos estados, e também no Distrito Federal. De dois em dois anos, no Brasil, o dia primeiro de janeiro e marcado pelas posses de governadores e de prefeitos municipais. Diferentes são as datas de posse dos senadores, deputados e vereadores. Estes, tomam posse no mesmo dia dos prefeitos, enquanto que os outros só assumem seus mandatos, em Brasília e nos estados, no dia primeiro de fevereiro.

Camilo Santana chegou à Assembleia Legislativa, hoje, por volta de 15 horas, juntamente com a primeira-dama Onélia Leite e seus filhos. O governador foi recebido pelo presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PDT), que estava reunido com Cid e outras lideranças no gabinete da presidência durante o período de atraso da cerimônia, que estava marcada para as 14 horas. Logo em seguida, Zezinho deu início à cerimônia de posse de Camilo para novo mandato à frente do Palácio da Abolição.

Plenário 13 de Maio recebe convidados para posse do governador Camilo. Foto: Assembleia Legislativa/Divulgação.

A cerimônia foi conferida de perto pela quase a totalidade da atual composição da Assembleia. As ausências notadas foram de não-governistas. O recém-empossado presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antonio Henrique (PDT) também esteve no local, assim como o presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), Edilberto Pontes, o comandante da 10ª Região Militar, Cunha Matos,  assim como representantes do Poder Judiciário, desembargadores Fernando Ximenes, no exercício da presidência do Tribunal de Justiça, e o desembargador Theodoro Ximenes,  o procurador geral do Estado, Plácido Barroso Rios, o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Cid Marconi, e a Defensora Pública Geral, Mariana Lobo.

Camilo assinou o termo de posse juntamente com sua vice Izolda Cela (PDT) e discursou por cerca de nove minutos, quando reforçou o diálogo como marca de sua gestão, agradeceu os votos que o levaram ao segundo mandato com quase 80% de preferência nas urnas e aos aliados de seu governo. Em seguida, após o término da cerimônia, Camilo falou rapidamente com a jornalistas e seguiu para o Palácio da Abolição, onde convocou o novo secretariado.