Deputados petistas negociam espaço na Mesa Diretora. Foto: Assembleia Legislativa

A bancada do PT na Assembleia Legislativa segue negociando com o candidato da base governista à presidência da Casa, José Sarto (PDT), espaço na Mesa Diretora da Casa, que será definida após a posse dos deputados eleitos, marcada para primeiro de fevereiro. Segundo o deputado eleito Acrísio Sena (PT), o partido segue defendendo seu direito à segunda vice-liderança, mas ainda não há definição de nome.

Ainda segundo Acrísio, a bancada petista deverá se reunir ainda nesta semana para discutir a negociação da vaga na Mesa. O PT elegeu, em 2018, quatro deputados estaduais: Elmano Freitas, que assume a liderança do Governo do Estado na Casa, Moisés Braz e os novatos Acrísio Sena e Fernando Santana.

A bancada do PT na Assembleia tenta compensar a falta de espaço no Executivo com boas posições no Legislativo. No entanto a sigla disputa o espaço na Mesa com parlamentares do PP, MDB e Solidariedade, além do PDT, que deverá, como a maior bancada na Casa, ficar com os melhores cargos.

Mais experientes primeiro

Acrísio já afirmou que a vaga do PT na Mesa Diretora deverá ficar com um dos deputados mais experientes na Assembleia, no caso Elmano ou Moisés Braz. Como o primeiro deverá assumir a liderança do Governo, a cadeira petista na Mesa deverá ficar com Moisés.

Moisés, como já destacado neste blog, não ser segundo vice-presidente da Assembleia. Ele quer ser primeiro vice-presidente, lugar do PDT, por ter a maior bancada e poder escolher as três principais posições na Mesa. O PDT chegou a admitir abrir mão da primeira vice, mas condiciona que ela seja ocupada pelo deputado Acrísio Sena.