Convocação extraordinária deixa deputados de sobre aviso até dia 17 de janeiro. Foto: Dário Gabriel/Assembleia Legislativa.

A sessão extraordinária realizada na Assembleia Legislativa, na tarde deste sábado (12), em pleno recesso parlamentar, mostrou a boa vontade dos deputados estaduais para aprovar as mensagens enviadas à Casa pelo Governo do Estado em decorrência da série de ataques promovidos pelas facções criminosas em todo o Ceará nos últimos onze dias. A sessão atípica, no entanto, pode não ser a única.

A convocação extraordinária, destacada pelo presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PDT), estende-se até a próxima quinta-feira (17), deixando os parlamentares de sobreaviso para o caso de o governador Camilo Santana (PT) enviar novas mensagens à Assembleia nos próximos dias. Hoje, compareceram à sessão 35 deputados, entre governistas e opositores, para votar as oito mensagens enviadas pelo Governo.

“Aqui não existe situação e oposição. Neste momento, existimos todos nós: o Poder Legislativo, a imprensa, toda a sociedade civil ao lado do governador Camilo Santana (PT)”, afirmou Zezinho, que ainda negou que a Casa estivesse omissa, durante os últimos dias de ataque, sobre a questão da segurança. O próprio pedetista participou, representando o Poder Legislativo, de reunião com representantes dos Poderes Judiciário e Executivo, além de outras entidades da área de segurança, para debater medidas de reação aos atentados.

Espírito público

Apesar da grande adesão dos parlamentares à sessão (35 deputados presentes do total de 46), nem todos os parlamentares se sentiram confortáveis com a situação. Houve quem reclamasse da exposição que a votação pode gerar e de uma possível represália do crime organizado.