A Assembleia Legislativa vai empossar, na sexta-feira (01), 15 deputados estreantes na Casa, que representam quase um terço das cadeiras do Plenário. Por outro lado, também foram reeleitos parlamentares que estão em mandato como deputado estadual há quase trinta anos. Entre os mais antigos na Casa, se destacam Zezinho Albuquerque (PDT), José Sarto (PDT), Osmar Baquit (PDT) Antônio Granja (PDT) e Fernando Hugo (PP), todos com pelo menos 20 anos de Assembleia.

O ainda presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque foi reeleito para o seu oitavo mandato em outubro de 2018, mas deve se afastar do Legislativo por tempo indeterminado, já que está de saída para assumir a Secretaria de Cidades do Governo Camilo Santana (PT). Nesse tempo, Zezinho ocupou a presidência da Casa por três mandatos consecutivos: 2013/2014, 2015/2016 e 2017/2018. O presidente chegou a lançar-se para um quarto mandato à frente da Casa, mas, por consenso, o posto foi passado para José Sarto, que deverá ser eleito amanhã (sexta-feira).

Outro que inicia seu oitavo mandato na Assembleia é o médico Fernando Hugo, atual presidente da Comissão de Defesa do Consumidor. O parlamentar não participará da Mesa Diretora que será eleita amanhã, devendo continuar na presidência da comissão. A principal base eleitoral de Fernando Hugo, em Fortaleza, é no bairro Messejana, onde atua como médico. Entre os projetos de lei de sua autoria, estão o que institui Porte de Arma para Agentes Penitenciários, o que determina a apreensão de animais nas estradas e o que cria o PROTAPE – Programa de Trabalho para Presidiários.

Prestes a iniciar seu sétimo mandato, José Sarto chega ao auge de sua força dentro da Assembleia Legislativa, sendo indicado pelo PDT à Presidência da Casa em reconhecimento à sua atuação nos últimos mandatos. Sarto comandou as negociações para a composição da nova Mesa Diretora, na qual preocupou-se em dar espaço para a bancada feminina, e declarou que a sua gestão priorizará o debate com todos os partidos, o respeito às divergências e a pluralidade.

Osmar Baquit, outro nome do PDT, também é um antigo conhecido dos corredores da Assembleia e assume, amanhã, seu sexto mandato na Casa. Atualmente, está na presidência da Comissão de Industria, Comercio, Turismo e Serviço, mas sua permanência no comando ainda não foi definida para a nova legislatura, mas o parlamentar foi anunciado como primeiro suplente na nova Mesa Diretora. Ainda durante o mandato, Baquit ficou conhecido ao se tornar presidente do Fortaleza Esporte Clube, em 2011.

Finalizando a lista dos mais antigos na Assembleia, Antônio Granja também inicia seu sexto mandato na Casa. O parlamentar é médico e já ocupou a Prefeitura de Jaguaribara, nos anos 1990, onde ainda conserva boa parte de seu eleitorado e ficou conhecido pela defesa da construção da barragem do Castanhão, onde fica o equipamento. Granja comanda hoje a Comissão de Defesa Social e é vice-presidente das comissões de Agropecuária e de Constituição, Justiça e Redação.