O portal da Câmara dos Deputados passará, na próxima segunda-feira (28), por uma mudança para se tornar mais acessível e intuitivo aos usuários, dando ênfase às páginas de transparência e despesas, para que a sociedade civil possa acompanhar mais facilmente os trabalhos e a gestão da verba pública.

Entre as mudanças propostas, uma das que mais chama atenção é o maior interesse na opinião pública. O cidadão que acessar o Portal da Câmara terá à disposição enquetes opinativas, com possibilidade de explicitar o que concorda ou discorda nas propostas, dando subsídio ao relator das matérias sobre a opinião pública sobre o tema.

Logo na primeira etapa das mudanças, será incluída a simplificação da linguagem das páginas, mecanismo de buscas mais ágil e preciso e maior adaptabilidade a dispositivos móveis. Também serão criadas páginas temáticas, reunindo notícias, transmissões ao vivo, propostas legislativas, estudos da consultorias, enquetes, comissões correlatas, agenda e legislação referentes ao tema buscado.

As páginas também passarão a trazer menos informações por vez, tornando-se mais simples, além de conteúdo explicativo, seja por meio de interrogações que exibem conceitos que não são de domínio público ou por meio de pequenos vídeos com animações explicativas. Essa reformulação das páginas deverá ser feita até o final de 2019, quando todo o portal estará disponível no novo formato.

As mudanças foram definidas através de estudos e diagnósticos realizados por meio de debates internos sobre os problemas do portal anterior. O diagnóstico embasou, ainda, a organização do concurso que selecionou duas propostas de cidadãos como contribuição para a reformulação do portal.

Com informações da Agência Câmara de Notícias