Deputado José Sarto escolhido para ser o próximo presidente da Assembleia, tem a missão de negociar a composição do restante da Mesa Diretora

O deputado José Sarto (PDT), escolhido para ser o próximo presidente da Assembleia Legislativa cearense. Não haverá disputa pelo cargo, no dia primeiro de fevereiro, data da realização da eleição para escolha dos novos dirigentes do Legislativo cearense, após a posse dos deputados eleitos no ano passado. Sarto, contudo, ainda não concluiu os entendimentos para a composição da sua chapa, tantos são os deputados interessados em participarem da Mesa Diretora da Casa.

Pelos critérios de divisão dos cargos, só o PDT, com 14 de deputados, tem direito de indicar o presidente, o primeiro vice-presidente e o primeiro secretário. Para o cargo de primeiro vice-presidente, ao menos três deputados querem o lugar, sendo dois fora do PDT, mas da base aliada do governador Camilo Santana. Para a primeira secretaria a disputa é mesmo dentro do PDT, apesar do entendimento de que quem participar da Mesa, nos dois próximos anos, não poderá disputar reeleição, nem outro cargo nos dois últimos anos da Legislatura.

O PT, não tão aquinhoado no secretariado estadual como gostaria, quer um bom lugar na Mesa da Assembleia, mas também o MDB, o PP e o Solidariedade, querem posição de destaque. Como o PDT de Sarto não abrirá mão das suas importantes posições, os governistas de outras siglas terão que amargar o descontentamento. Na escolha do nome do deputado José Sarto para presidente da Assembleia, embora vários nomes fossem apontados como candidatos, apenas o deputado Tin Gomes, o que de fato mais trabalhou para ser presidente, ficou contrariado.

De qualquer modo, a eleição da próxima Mesa Diretora da Assembleia será bem diferente daquela que elegeu os atuais dirigentes. A última disputa, embora todos os contendores hoje estejam do mesmo lado, deixou marcas profundas, e não foi apenas por ter resultado na extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).