Empresários cearenses mantêm otimismo na economia - Blog Edison Silva

Empresários cearenses mantêm otimismo na economia

O otimismo do empresariado cearense permanece inalterado. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado nesta segunda-feira (07) pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

De acordo com estudo do Observatório da Indústria da FIEC, o ICEI marcou 60,6 pontos no mês de dezembro. O resultado, embora seja 0,6 ponto menor que no mês anterior, está acima de sua média histórica que é de 56,5 pontos. No Brasil, o ICEI atingiu 64 pontos, indicando também alta confiança do empresariado nacional.

Essa marca se mantém bem próxima do resultado do mês anterior, quando o Índice alcançou 64,2 pontos. O mês de dezembro é o sexto mês consecutivo que o Índice no Brasil se mantém acima de marca dos 50 pontos, se mantendo, também, acima da média histórica de 54,6 pontos.

Quem alavanca o resultado no estado é a Indústria da Transformação, que marcou 61,6 pontos no mês, se mantendo acima dos 50 pontos. Esse resultado foi 1,4 ponto menor que em novembro, mas a Indústria da Transformação prossegue acima de sua média histórica, que é de 52,5 pontos.

Além disso, o Índice de Confiança da Indústria da Construção cearense segue acima dos 50 pontos, alcançando 57,4 pontos em dezembro, valor próximo ao mês anterior, quando o Índice marcou 56,7 pontos. Essa marca continua acima da média histórica de 53,4 pontos e atinge seu maior resultado desde abril de 2018.

Entre outras razões, esse cenário de otimismo reflete uma redução das incertezas politicas, além de uma maior expectativa da implementação de reformas estruturais na economia nacional.

Deixe uma resposta