Ceará Sem Drogas tem participação efetiva dos deputados estaduais. Foto: Assembleia Legislativa.

O Relatório Mundial de Drogas 2018 do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (Unodc), revela aumento no número de consumidores de drogas. Entre os jovens, o estudo aponta que a maconha é amplamente consumida pelos adolescentes com idade entre 15 e 16 em todo o mundo, fato que preocupa aos estudiosos do tema, pois é sabido que o dano provocado pela maconha é maior em pessoas com o cérebro e o sistema nervoso ainda estão em desenvolvimento.

Jovens são foco da campanha Ceará Sem Drogas. Foto: Assembleia Legislativa.

Os dados reforçam a necessidade de ações contínuas de enfrentamento, combate e sensibilização, sobretudo dos jovens, quanto ao perigo que estão expostos.

Após percorrer 25 cidades, levando a mensagem para um público direto de 63 mil jovens estudantes, a Campanha Ceará Sem Drogas, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi acolhida e reconhecida pela sociedade cearense como um importante instrumento para o combate à epidemia que atinge todas as esferas da população mundial.

A campanha pensada pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque foi também abraçada pelos outros parlamentares, tornando-se multiplicadores, em suas bases eleitorais, do material e da mensagem produzida para despertar sobre o perigo do primeiro contato com as drogas, no qual o ex-jogador e hoje comentarista de futebol Walter Casagrande, é peça fundamental dessa estratégia quando das palestras na qual relata sobre sua trajetória de luta para vencer o vício, tendo relatado sua experiência com entorpecentes e todo o processo de reabilitação no livro biográfico “Casagrande e seus demônios”. Hoje, ele é um entusiasta da iniciativa. “Campanhas como a Ceará Sem Drogas deveriam acontecer em todos os estados brasileiros, trazendo pessoas que já passaram pelos terrores da experiência com drogas para conscientizar os jovens quanto ao tema”, afirmou.

Campanha ressalta importância de atividades esportivas para crianças e adolescentes. Foto: Assembleia Legislativa.

Para o deputado Dr. Sarto (PDT), futuro presidente da Assembleia, a campanha é uma das iniciativa mais importantes da Casa. Ele também destaca que “no contexto que vive hoje o Brasil, temos uma forte vinculação de homicídios de adolescentes com o tráfico de drogas”. Ele ressalta também que a caravana consegue mobilizar professores, alunos e pais para debater consumo e tráfico, dentro de um contexto mais amplo.  O parlamentar ressalta também o alcance que a iniciativa tem em outros municípios. “Tive a oportunidade de ir ao interior e percebemos um grande fluxo de jovens”, completou.

“Assembleia está se colocando como instituição e fórum apropriado para o debate sobre as drogas”. É o que afirma o deputado Sérgio Aguiar (PDT). Segundo ele, a campanha ganha importância neste momento, sobretudo porque o combate à violência advinda do narcotráfico está entre as prioridades do Governo. “A Casa tem a oportunidade de procurar promover as verdadeiras ações que devem ser edificadas pelos que querem o bem para a sociedade. A criminalidade está intrinsecamente ligada ao consumo de drogas que são produzidas ‘extrapaís’”, salientou.

O presidente da Comissão de Juventude da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Pedrosa (PP) considera a iniciativa de fundamental importância para a juventude cearense. “Parabenizo o deputado Zezinho Albuquerque pelo projeto, pois possibilitar o esclarecimento é sempre bem-vindo. A Comissão de Juventude apóia e espera que mais municípios possam receber a campanha para evitar que a população jovem entre no mundo das drogas”.