Cid atua para evitar o PP fora da aliança com Rodrigo Maia. Foto: Blog do Edison Silva.

O senador eleito Cid Gomes aguardava, no fim da tarde desta segunda-feira (07), em seu apartamento, a visita do deputado federal Artur Lira, do PP de Alagoas. Ele tinha acertado com o deputado federal André Figueiredo, presidente estadual do PDT, um encontro para falar sobre a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, e André pediu a Cid para que a reunião fosse na sua residência. Lira seria um dos integrantes do chamado “Centrão”, da Câmara dos Deputados, insatisfeitos com a aliança firmada entre Rodrigo Maia (DEM) com o PSL do presidente Jair Bolsonaro, para sua reeleição à Presidência da Câmara.

Rodrigo Maia, que tinha encontro também com André Figueiredo e Cid Gomes, amanhã, em Fortaleza, adiou a vinda para a próxima semana. Ele começou hoje uma série de visitas a deputados dos estados nordestinos, tentando ampliar sua base de apoio. A maioria dos parlamentares cearenses é defensor da reeleição de Rodrigo. Segundo Cid Gomes, no encontro de hoje com o deputado Artur Lira, ele faria papel de bombeiro, para evitar conturbar o processo eleitoral na Câmara. Lira, segundo registramos neste blog, defende uma aliança do PP com o PT e outros partidos para disputar com Rodrigo Maia.

O PP tem apenas um deputado federal no Ceará, Antônio José Albuquerque, que, como seu pai, presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), recebe orientação dos irmãos Cid e Ciro Gomes. O PDT cearense e a direção nacional do DEM têm boas relações, patrocinadas pelo presidente estadual da sigla, o empresário Chiquinho Feitosa, primeiro suplente do senador Tasso Jereissati. Na última eleição o DEM votou em Camilo Santana, mesmo este sendo do PT, cuja agremiação a direção nacional do DEM não quer aliança. O partido de Rodrigo Maia não conseguiu eleger nenhum deputado federal no Ceará, pois o deputado Aníbal Gomes só conseguiu chegar à primeira suplência. Ele vai continuar na Câmara por conta da licença do deputado Mauro Filho, nomeado secretário de Planejamento do Governo Camilo.

A propósito de eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, dois deputados cearenses já chegaram a presidir aquela Casa do Congresso Nacional: Flávio Portela Marcílio, em mais de uma oportunidade, e Antônio Paes de Andrade, uma única vez. Outros cearenses ocuparam o segundo posto mais importante no comando da Câmara, a primeira secretaria: Haroldo Sanford e Ubiratan Aguiar.