Zezinho assumirá cargo no executivo após comandar Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Foto:José Leomar/Assembleia Legislativa-Divulgação.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), aceitou o convite do governador Camilo Santana, neste fim de semana, e será o Secretário das Cidades. Ele fica na Assembleia até a eleição da nova Mesa Diretora do Poder Legislativo, no primeiro dia do mês de fevereiro, quando comandará a sua própria sucessão no comando da Casa.

A escolha de Zezinho Albuquerque para o secretariado do governador Camilo, acalma parte da bancada pedetista na Assembleia, como ontem aqui foi registrado, inquieta com o anúncio dos nomes de futuros secretários estaduais sem que eles tivessem qualquer informação. A bancada do PDT, com 14 deputados estaduais, é a maior da nova composição da Assembleia, a partir de primeiro de fevereiro. O deputado Lucílvio Girão (PP), primeiro suplente de deputado estadual, assume a vaga de Zezinho.

O nome inicialmente cotado para a Secretaria das Cidades, segundo alguns governistas, era o do deputado federal Antônio José Albuquerque (PP), filho de Zezinho. Ele substituiria o correligionário, Paulo Henrique Lustosa, e ainda abriria vaga na Câmara dos Deputados para a convocação de Gorete Pereira, segunda suplente de uma das coligações proporcionais que apoiou a candidatura de Camilo Santana.

O primeiro suplente dessa mesma coligação, o hoje deputado federal Aníbal Gomes, já tem a sua convocação assegurada com a decisão do deputado federal eleito, Mauro Filho, de aceitar ser Secretário de Planejamento, no segundo Governo de Camilo Santana. Aliados de Camilo ainda admitem a possibilidade de um outro deputado federal ser convocado para o secretariado, para permitir que Gorete assuma o mandato. Eles não acreditam que a própria Gorete possa ser chamada para o secretariado de Camilo.

Com a ida de Zezinho para o secretariado do governador Camilo, muda o quadro de disputa pela presidência da Assembleia, pois ele era um dos candidatos. Fica certo, porém, que será da bancada do PDT, o próximo presidente da Assembleia.