O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), fez seu último pronunciamento na Casa nesta quinta-feira (20) e aproveitou o espaço para agradecer o apoio dos colegas, dos servidores da Casa, e elogiar a gestão do prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PDT), e do governador Camilo Santana (PT).

O pedetista deixa seu mandato na Câmara para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2019. Salmito ainda chamou os irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT) de seus “gurus políticos” e antecipou a campanha do irmão mais velho do clã Ferreira Gomes à presidência em 2020. O vereador Antonio Henrique (PDT) substituirá Salmito no comando da Câmara, a partir do próximo dia primeiro de janeiro. Salmito presidiu a Câmara Municipal em três períodos de dois anos cada.

“Agradeço aos servidores e assessores desta Casa, que também me ensinaram. Aqui eu aprendi muito, fui sendo lapidado na luta politica, passei pela luta partidária, movimento estudantil, nas pastorais sociais, nos debates nas universidades”, apontou Salmito.  O parlamentar falou da experiência e aprendizado na presidência das Comissões de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (biênio 2005-2006) e de Educação, Ciência e Tecnologia (biênio 2007-2008).

Fazendo referência a sua primeira experiência como presidente da Câmara em 2009, Salmito Filho destacou a contribuição dos parlamentares na construção de um Legislativo voltado para os interesses da cidade, tendo iniciado o projeto “Pacto Por Fortaleza – A cidade que queremos até 2020”, realizando vários momentos de diálogo com os diversos segmentos da Capital e o poder público. Salmito Filho citou os aprendizados com os colegas de bancada no início da carreira política no Partido dos Trabalhadores, vereadores Guilherme Sampaio e José Maria Pontes, além do apoio do ex-vereadores Tin Gomes, Adelmo Martins e José do Carmo.

“A relação que nós construímos aqui é muito importante, nós divergimos, votamos em candidatos diferentes mas existe o respeito. E nós divergimos quando os interesses da cidade estão em jogo”, evidenciou o presidente Salmito Filho.

Foto: Câmara Municipal de Fortaleza/Divulgação.