A União das Polícias Civil e Militar, da Câmara dos Deputados, vai realizar amanhã, segunda-feira (10), reunião extraordinária, no fim da tarde, para discutir e votar o parecer do relator, deputado paulista Vinicius Carvalho (PRB).

O texto, apresentado em julho, prevê que os estados tenham a possibilidade de adotar o chamado “ciclo completo”, unindo as duas polícias em uma única corporação.

Carvalho propõe um novo modelo de polícia nos estados, sem vinculação com as Forças Armadas. A PM se transformaria em “polícia estadual”, com ações ostensivas e de apuração de infrações penais, enquanto a polícia civil passaria a se chamar “polícia estadual investigativa”, com a missão de apurar infrações penais de alta complexidade.

No Estado do Ceará, no Governo Tasso Jereissati, foi cogitada a unificação das policias, mas a contestação à ideia foi relativamente muito grande, inviabilizando sua concretização. As policias, hoje, têm funções bem diferentes. Enquanto a Militar é repressiva, a segunda é judiciária e de investigação. As duas têm comandos diferentes, embora estejam na esfera da Secretaria de Segurança.

Com informações da Agência Câmara.