A Esplanada dos Ministérios será interditada para trânsito de veículos, de 29 de dezembro até  primeiro de janeiro, devido aos preparativos da posse do presidente Jair Bolsonaro. No domingo (30), as vias paralelas à Esplanada (N2 e S2) também serão interditadas, segundo a Secretaria de Polícia do Senado. Nesse dia, será realizado um ensaio geral da posse.

No dia primeiro, o acesso à Esplanada será possível a pé, apenas a partir da Rodoviária do Plano Piloto. Todas as pessoas serão revistadas pela Polícia Militar do Distrito Federal. Quem estiver com mochila não poderá ultrapassar a barreira montada pela segurança do evento.

De acordo com a Polícia do Senado, o gramado em frente ao Congresso Nacional será parcialmente interditado até a Alameda das Bandeiras, pois serão colocados no local canhões para a salva de tiros de canhão que faz parte da cerimônia oficial. Nesse trecho, apenas duas áreas laterais, na parte menos inclinada, poderão ser ocupadas pela população.

Acesso

A partir do dia 30, o acesso ao Senado será feito pela via N3, na entrada próxima à Embaixada da Palestina. Nos dias 31 e 1º de janeiro, haverá transporte entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Senado para os colaboradores da Casa. Horários e locais de embarque e desembarque ainda estão sendo definidos.

Nesses dias, somente os estacionamentos do Sistema Integrado de Saúde (SIS), Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Secretaria de Comunicação Social (Secom) poderão ser utilizados.

Carros oficiais dos senadores em exercício, com chapa bronze, poderão passar pelo bloqueio na Esplanada até as 14h do dia 1º de janeiro, dia da posse, para permitir o desembarque na Chapelaria do Congresso Nacional. Veículos particulares, de aluguel, além de táxi e Uber, não poderão passar pelos bloqueios.

No dia da posse presidencial, a entrada de servidores do Senado e jornalistas se dará exclusivamente pela portaria do Bloco B do Anexo 2, na via N2. Todos passarão pelos controles de pórticos detectores de metal e raios X, com exceção dos parlamentares em exercício.

Foto: Agência Brasil.

Fonte: Agência Senado de Notícias.