O último trecho das obras de Transposição de parte das águas do Rio São Francisco, localizado em Salgueiro (PE), deve ser entregue na semana do Natal. O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, na manhã desta quarta (5) durante reunião com o governador do Ceará, Camilo Santana.

Com a finalização desse trecho, que faz parte do Eixo Norte e passa pelos municípios de Penaforte, Jati, Brejo Santo e Barro, as águas do Velho Chico devem chegar ao estado até o fim de fevereiro de 2019.

As vazões excedentes da transposição serão transferidas para os açudes Castanhão e Orós, por meio do Cinturão das Águas,  obra realizada pelo governo cearense para integração das bacias e transferência das águas da transposição do São Francisco.

O governador Camilo Santana, que visitou as obras da transposição em 20 de novembro, destacou que a entrega vai permitir a segurança hídrica para o Ceará. “Esta é a maior obra do século e a maior obra hídrica do Brasil. Não tenho dúvida de que vai mudar o perfil econômico do nosso Estado e da região Nordeste”, afirmou Camilo Santana.

O trecho I do Cinturão das Águas possui quase 150 quilômetros e visa beneficiar diretamente mais de um milhão de pessoas em 18 municípios do Sul cearense. Também durante a reunião, Andrade anunciou a liberação de R$ 43 milhões para essa obra.

Fotos: Robério Lessa e Adalberto Marques -Ministério da Integração Nacional.

Com informações da Agência Brasil.