O ministro José Mucio Monteiro tomou posse, nesta terça (11), como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Na mesma cerimônia, a ministra Ana Arraes foi empossada como vice-presidente da Corte de Contas, assumindo, concomitantemente, o cargo de corregedora da Casa. A solenidade foi realizada em sessão plenária extraordinária e conduzida pelo presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro.

O presidente da República, Michel Temer, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Antonio Dias Toffoli, o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, estiveram presentes na solenidade, além dos futuros ministros Sergio Moro e Paulo Guedes.

Em discurso de posse José Múcio Monteiro fez um agradecimento ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi ministro das Relações Institucionais entre 2007 e 2009 e o indicou à corte. Mucio disse que o TCU vai continuar a zelar pelas contas públicas do País, bem como a perseguir as desigualdades regionais e a combater desvios e práticas de corrupção.

“Preciso agradecer ao povo de Pernambuco que me deu cinco mandatos e ao ex-presidente Lula que me fez ministro. O TCU é órgão de Estado, e não de governo. O Controle tem a sua missão, mas deve dialogar e criar conexões. Ao longo de sua história, essa instituição contribuiu controlando recursos públicos federais e auxiliando na melhoria dos órgãos. Temos que ser instituição que lidere pelo exemplo. Vamos atuar na infraestrutura, desenvolvimento nacional, fomento a transparência, e prevenção da corrupção”, disse.

Fotoi: TCU/Divulgação.