O governador Camilo Santana comemorou, ontem,  a sua diplomação para um segundo mandato,  com um pequeno grupo de correligionários na residência oficial. De petista só ele e o deputado estadual eleito, Fernando Santana. Os demais eram pedetistas como Evandro Leitão, líder do Governo na Assembleia, Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa, o prefeito Roberto Cláudio, o senador eleito Cid Gomes, Júlio Ventura, segundo suplente de Cid. Só conversaram amenidades, dizendo alguns dos convidados. O prefeito Roberto Cláudio, para participar das comemorações com Camilo, demorou pouco na homenagem que prestava aos jornalistas na mesma ocasião, no Estoril na Praia de Iracema.

Camilo promete anunciar o nome dos secretários do seu segundo Governo, na próxima semana. Oficialmente, segundo um dos seus correligionários mais próximos, ele não convidou nenhum nome novo para fazer parte da sua equipe. É possível que nem com o ex-governador Cid Gomes ele tenha tratado sobre secretariado, o que fará, por certo, antes do anúncio dos escolhidos. A parceria política entre eles, segundo demonstra publicamente o governador, admite essa conversa.  Enquanto isso, porém, a especulação ganha corpo, com os primeiros suplentes na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, angustiadíssimos.

Hoje, na Assembleia Legislativa, um grupo especulando sobre nomes garantia que o atual secretário de Saúde, Henrique Javi, permanecerá na Pasta. Ele, para esse grupo, é realmente um bom gestor. “E a Saúde precisa é de um gestor”, dizia um deles, acrescentando que aquela é uma das secretarias mais difíceis, não apenas pela escassez de recursos, mas pelas peculiaridades.

Foto: Blogdoedisonsilva.