Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral estão concluindo o exame das contas dos candidatos que conquistaram mandatos, nas eleições deste ano, para efetivar, na quarta-feira, dia 19, a diplomação de todos eles. A legislação eleitoral manda que a Justiça Eleitoral, antes da diplomação dos eleitos, julgue as contas que eles apresentaram dos gastos da campanha. O dia 19 de dezembro, também, é o último determinado pelo Calendário Eleitoral, para tal providência.

Os eleitos só poderão tomar posse se tiverem com o diploma conferido pela Justiça Eleitoral, onde está registrada a quantidade de votos que cada um conquistou. Aqui, serão diplomados o governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela. Ele é do PT e ela do PDT. Também serão diplomados os dois senadores (neste ano foi renovado dois terços do Senado, 54 senadores): Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (PROS).

Foram eleitos também, 22 deputados federais e 46 deputados estaduais. Os eleitos não são obrigados a participarem da solenidade da próxima quarta-feira, mas, antes de suas posses os faltosos terão que comparecer à sede do TRE para receberem o documento. O governador assume no dia primeiro de janeiro, no plenário da Assembleia. Os demais, senadores e deputados federais e estaduais, no dia primeiro de fevereiro, em Brasília, os senadores e federais, e em Fortaleza, os deputados estaduais.

Foto: Blogdoedisonsilva.