A Comissão de Recesso responde por todas as atividades da Assembleia, até 31 de janeiro, embora no dia 1º de janeiro de 2019 suas atividades sejam suspensas para a sessão solene de posse do governador Camilo Santana, para o seu segundo mandato

Os deputados estaduais cearenses estão de recesso desde a última quinta-feira (20), quando o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PDT) fez um balanço dos últimos quatro anos de gestão à frente da Casa. Até a retomada dos trabalhos legislativos, previsto para o dia 1º de fevereiro, as decisões urgentes na Assembleia deverão ser tomadas pela Comissão de Recesso, definida na última terça-feira (18), em sessão extraordinária.

Até lá, em razão de dispositivo constitucional, todos os deputados que já estão convocados, só têm um compromisso oficial, dia 1º de janeiro, que é a sessão solene para a posse do governador Camilo Santana, para o seu segundo mandato. A sessão solene será no meio da tarde daquele dia. Os atuais deputados só terminam seus respectivos mandatos no dia 31 de janeiro. Os 46 novos parlamentares eleitos em outubro deste ano tomarão posse no dia 1º de fevereiro.
 
A composição da Comissão de Recesso foi feita atendendo ao critério da proporcionalidade partidária e, portanto, a presidência ficou nas mãos do PDT, maior bancada da Casa, representado por Antônio Granja. Os demais integrantes são Bruno Pedrosa (PP); Osmar Baquit (PDT); Fernando Hugo (PP); Walter Cavalcante (MDB); Rachel Marques (PT); Carlos Felipe (PCdoB); Mário Hélio (Patri) e Tomaz Holanda (PPS).
 
“A Comissão de Recesso se reúne excepcionalmente em caso de grande comoção no Estado ou alguma situação que fuja à normalidade do funcionamento da Casa”, explicou o diretor do Departamento Legislativo da Assembleia Legislativa, Carlos Alberto Aragão.
 
Retorno do recesso
 
Até fevereiro, o assunto que deve ocupar a mente dos deputados é a definição sobre o secretariado do novo governo Camilo Santana (PT) e a sobre quem ocupará a presidência da Assembleia Legislativa. A votação está marcada para 1º de fevereiro e três pedetistas querem o comando da Casa: Zezinho, Evandro Leitão e Tin Gomes.
 
Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa