No Ceará, ainda não está definida a cerimônia de posse dos novos deputados estaduais, eleitos no pleito de outubro passado. Eles ainda vão ser convidados para participarem de um seminário em que serão informados de todos os detalhes da posse, assim como dos seus direitos e deveres no exercício do mandato, a partir de primeiro de fevereiro. Os federais, no entanto, já estão devidamente instruídos, inclusive quanto ao número de convidados que poderão levar para a solenidade.

Em Brasília, a posse dos 513 deputados será no Plenário Ulysses Guimarães, da própria Câmara dos Deputados. Cada parlamentar deverá indicar quatro pessoas para convidado para a posse. O prazo para indicação dos nomes e o local de retirada dos convites individuais serão divulgados no portal da Câmara tão logo sejam definidos. O número de convites é limitado pela disponibilidade dos espaços, pelas restrições regimentais de acesso à Casa e pelas recomendações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

No dia da posse, cada convidado deverá trazer seu convite para substituição por holograma de acesso aos locais definidos para o acompanhamento da solenidade: Salão Negro, Auditório Nereu Ramos e plenários das comissões.

Por força regimental, só poderão entrar no Plenário Ulysses Guimarães deputados federais eleitos, senadores, chefes de Poderes, chefes de Estado e autoridades do primeiro escalão dos Três Poderes.

Foto: Agência Câmara de Notícias/Divulgação.