Neste domingo (04), mais de 5,5 milhões de estudantes se deslocaram para os 10.718 locais de aplicação das provas do Exame Nacional do ensino Médio (Enem), em 1725 municípios do Brasil para realizarem a primeira etapa do exame. A segunda será realizada no próximo domingo (11).

O que mais chamou a atenção neste primeiro dia de prova foi o tema escolhido para a redação “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, que, conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entidade que coordena o Enem, fora escolhido havia meses.

A repercussão em torno do tema foi tamanha que o ministro da educação, Rossieli Soares, teve de esclarecer sobre a escolha.  “Esse tema foi escolhido há cerca de quatro meses pelos técnicos do Inep. É um tema muito atual, não foi uma escolha de agora. Foi uma escolha dos técnicos daqui do Inep em torno de junho, julho. O tema é extremamente atual e relevante. Para os jovens estudantes que estão informados da discussão de fake news, do papel da internet na informação, é muito importante o debate”, afirmou.

O Enem abordou as fake news em sua prova, ao mesmo tempo em que foi alvo delas. Circulou nas redes sociais uma notícia falsa de que o exame foi cancelado e o Inep teve que ir a público desmentir a informação. O ministro da Educação afirmou que as redes sociais já estavam sendo monitoradas. “Estamos o tempo todo monitorando as redes, 24 horas por dia todas as redes sociais com apoio da Polícia Federal. Estamos sempre prontos para tomar as providências e quando for o caso de responsabilização, será tomado. E estamos combatendo as notícias falsas.”

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que a Polícia Federal (PF) poderá investigar a disseminação do boato a respeito de um suposto cancelamento do Enem. Para que a PF entre no caso, basta que haja a apresentação de uma denúncia. “Se houver a reclamação, sim [a PF investigará]. Não podemos fazer a reclamação de ofício. É preciso que aquele que se sentir atingido, faça a solicitação à polícia ou à Justiça e aí as providências serão tomadas”.

De acordo com o ministro, não há anonimato em redes sociais. “Não cometam irresponsabilidades em rede social. Porque se cometer e isso for um crime, não tenha dúvida que vamos achar quem cometeu isso. Não há impunidade”.

Segundo nota divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), circula nas redes sociais uma imagem falsa, simulando uma notícia do G1, informando que as provas do Enem 2018 foram canceladas após suspeitas de fraudes nas regiões Norte e Nordeste. O instituto já desmentiu o boato.

Fonte: Com informações da Agência Brasil.

Fotos: José Cruz e Valter Campanato/Agência Brasil.