A exoneração de  Sergio Moro, do cargo de juiz federal, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19). O texto está na seção 2, página 47. O ato de número 428 é assinado pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª região, Carlos Eduardo Thompson Flores, informando que a exoneração ocorre a pedido do próprio Moro, protocolado na sexta-feira (16).

Com a exoneração, o agora ex-juiz federal assume cargo na equipe de transição do futuro Governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Sergio Moro vai assumir  o  Ministério da Justiça,  com  status de “super ministério”, já que vai aglutinar a Segurança Pública e parte do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

Na tarde de hoje, Moro revelou alguns nomes de pessoas ligadas à Operação Lava Jato para compor a equipe de transição. Rosalvo Franco Ferreira, ex-superintendente regional da Polícia Federal no Paraná, e a delegada da Polícia Federal Erika Mialik Marena são as duas primeiras indicações do futuro ministro.

Em substituição a Moro no comando dos processos da Operação Lava Jato, assumiu, temporariamente, a juíza Gabriela Hardt. Como substituta, ela não pode assumir de forma definitiva a vaga de Moro.  Após a publicação do ato de exoneração, deve ser expedido o edital para concurso de remoção. A remoção é um concurso interno entre magistrados da Justiça Federal da 4ª Região para preenchimento de vagas.

Com informações da Agência Brasil.