A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza será no próximo dia três de dezembro. A eleição dos próximos dirigentes da Assembleia Legislativa, acontecerá no dia primeiro de fevereiro, logo após a posse dos deputados estaduais eleitos em outubro passado. O deputado José Sarto tem dois vereadores de sua base política como candidatos à Presidência da Câmara: Elpídio Nogueira e Antonio Henrique, até aqui, o que tem mais chance de ser escolhido. Sarto é candidato à Presidência da Assembleia Legislativa.

Sarto acha que os seus dois aliados, na Câmara Municipal, são os mais fortes candidatos, mas como todos os demais envolvidos na eleição dos novos comandantes daquela Casa, exceção do presidente atual, Salmito Filho, e do prefeito Roberto Cláudio, presidente municipal do PDT, não tem mais informações sobre o critério da escolha do nome, e quando ela se dará, podendo ser a qualquer momento. O que ele confirma é que os vereadores do PDT, partido majoritário na Câmara, estão comprometidos em não divergir, quando um deles for oficialmente escolhido.

Com relação à eleição da Mesa Diretora da Assembleia, Sarto defende que os nomes do PDT, o partido que elegeu o maior número de deputados, para a presidência da Casa e outros cargos na Mesa, devem ser escolhidos com uma certa antecedência, para evitar disputa interna e desconforto na própria bancada. Para ele, embora a eleição só venha a acontecer em fevereiro, o acordo para a composição dos novos dirigentes deveria ser fechado ainda neste  ano, imediatamente após o governador anunciar os seus novos secretários, que segundo admite, seja por volta de 20 de dezembro.

Mesmo defendendo a antecipação da definição sobre a nova composição da direção da Assembleia, ele não acredita em disputa no dia primeiro de fevereiro de 2019, admitindo até que, episódios como os que aconteceram no fim do ano de 2016, quando da eleição da atual Mesa, dificilmente voltarão a se repetir. Naquele ano a disputa foi acirrada e resultou, inclusive, na extinção do Tribunal de Contas dos Municípios.

Sarto é um dos deputados com o maior número de mandatos. Em mais de uma oportunidade ele já apresentou o seu nome como candidato a presidente, mas nunca chegou a disputar, por aceitar os acordos firmados.