O governador Camilo Santana tem um encontro com a bancada federal cearense, amanhã, quarta-feira, em Brasília. Hoje, ele passou o dia reunido com o secretariado estadual, avaliando o final da sua primeira gestão, iniciada em janeiro de 2015. O segundo mandato que ele assume no primeiro dia do próximo ano, por óbvio, terá mudanças em relação ao primeiro, notadamente quanto a seus auxiliares.

Aliás, a composição do próximo secretariado será o primeiro momento que Camilo terá, ainda em dezembro, para medir sua relação com a base política que o ajudou a ter um segundo mandato. Tem muita gente para relativamente pouco espaço, sem se falar no tamanho da participação que ele dará ao senador Eunício Oliveira, no primeiro escalão da administração.

Com a bancada federal, Camilo deve tratar sobre as realizações do seu Governo, agradecer a participação da bancada, e cobrar o empenho de todos no sentido de reclamar do Governo Federal algumas pendências de convênios ainda não concretizados, embora vários dos atuais deputados federais não tenham sido reeleitos, assim como senador Eunício Oliveira, um parceiro sempre destacado por Camilo, nos últimos meses.

Sabe o governador, embora o presidente eleito, Jair Bolsonaro, tenha acenado com o fortalecimento da federação, com a garantia de mais recursos para estados e municípios, ser muito difícil ter ajuda financeira da União, no início do próximo Governo, adversário do PT e de todos os seus demais aliados, também por conta da situação de penúria do erário federal.

Camilo, como fez no início de sua primeira gestão, mesmo com a situação confortável do tesouro estadual atualmente, há de ordenar um significado corte nos gastos da administração, a partir de janeiro, época, inclusive, que o Governo do Estado tem aproveitado para reajustar salários dos servidores.    

Foto: José Wagner/Governo do Estado.